· Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores.
· As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas.
· Explosão do uso de mídias para comunicação interpessoal.
· Para BUCKINCHAM, a “Alfabetização / letramento das mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de alfabetização / letramento em relação aos textos impressos.
· Os brasileiros passam 18,4 horas semanais assistindo TV, 17,2 horas ouvindo rádio e 10,5 horas navegando na internet para assuntos não relacionados ao trabalho e investem apenas 5,2 horas consumindo mídias impressas.
· BELLONI, constata mudanças no modo de acesso ao conhecimento, nas formas de relacionamento interpessoal ao longo do século 20.
· Pesquisas realizadas com meninos e meninas em julho/2007, comprovam que entre 2 e 11 anos os que acessam a Internet são:
68% para pesquisa em sites de busca;
66% bate-papo;
22% trabalhos de escola
135 alimentar blogs e fotologs.
· O autor através das pesquisas realizadas nas diversas unidades escolares constatou que existem várias mídias nas escolas, porém boas parte delas não parecem estar existindo formação suficiente ou adequada dos professores que promova ou estimulem usá-las de forma crítica e criativa.
· As mídias usadas no espaço extra- escolar por alunos e professores, deveria ser de interesse da escola. Usá-las ou refletir junto aos alunos sobre o modo como usamos: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo (BELLONI).
Já BUCKINGHAM alerta para uma terceira dimensão fundamental do trabalho, o uso como veículo de expressão.
· Uma perspectiva de formação para a cidadania do século 21, o uso de mídias não somente para os alunos aprenderem a ler, mas também a escrever através dos meios de comunicação de seu tempo (BUCKINGHAM, 2003, p.14)
Curso Proinfo / 09-11
Cursistas: Johnny, Luciana Adriano, Edgar e Rosana